terça-feira, 2 de abril de 2013

Lemon pie ~



Sabe aquela vontade que bate na hora mais inconveniente... e que você não consegue simplesmente ignorar? Isso acontece comigo às vezes e uns dias atrás fui tomada por uma vontade louca de comer Torta de Limão.  Então, resolvi fazer ~)o)

Torta de limão está no meu Top 10 ~ Melhores sobremesas do Mundo simplesmente porque é feita com limão. A receita que eu fiz é super simples, e a massa pode ser usada com outros recheios, sem problema nenhum (eu costumo fazer com creme e morangos, fica delicia ;D)





Torta de Limão ~ Lemon pie

Massa

Ingredientes:
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 200g. de manteiga gelada (ou margarina culinária)
  • 1 xícara de chá de açúcar refinado
  • 1 ovo grande







Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2. Coloque a farinha de trigo em uma bacia/tigela.
3. Corte a manteiga/margarina em cubos e junte à farinha.



4. Desmanche a manteiga na farinha usando as pontas dos dedos até formar uma "farofa" com textura de areia molhada.





5. Junte o açúcar e o ovo.



6. Amasse "gentilmente", até que todos os ingredientes estejam incorporados (SEM SOVAR!!! Ou a massa ficará muito elástica e acabará encolhendo na forma quando assar). A massa deve desgrudar das mãos.



7. Deixe a massa descansar na geladeira por 10 minutos.



8. Abra a massa em forminhas de fundo removível com +/- 0,5 cm de espessura (ou numa forma grande).
9. Espete o fundo da massa com um garfo para evitar que estufe.
(Dica: Caso opte por fazer na forma grande, cubra a massa depois de aberta com papel alumínio e preencha a cavidade com feijão cru. O peso ajuda a massa a não estufar também =D)



10. Asse por 15~20 minutos, ou até que a massa esteja levemente dourada.
11. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.




A massa pode ser preparada até uma semana antes. Para mantê-la crocante é só guardar em um pote bem vedado ou uma lata daquelas de biscoito ^^

Na minha massa eu misturei uma colher de café de canela ao açúcar (por isso ele está daquela cor xD), mas como não são todas as pessoas que gostam de canela, não precisa colocar ^^.



Recheio

Ingredientes:


  • 2 limões verdinhos (tahiti ou taiti =x)
  • 1 lata/caixinha de leite condensado (395g.)
  • Creme de leite


Modo de preparo:

1. Raspe a casca dos limões com um zester ou com a parte mais fina do ralador. Reserve.
(Dica: Raspe delicadamente, tirando apenas a parte verde da casca. A parte branca costuma amargar o recheio.)
2. Esprema os limões. Reserve o suco.



3. Despeje o leite condensado em uma tigela.
4. Junte o suco de limão ao leite condensado e mexa. A mistura virará um creme liso e brilhante.
5. Junte metade das raspas da casca de limão e misture.
(Dica: Se achar que o creme está muito doce, misture um pouco de creme de leite. Adicione uma colher, mexa, e prove. Só não coloque muito, para não perder a consistência do creme.)
6. Leve o creme à geladeira por 20 minutos antes de montar as tortinhas (ou a torta grande).





Montagem
  • Massa pré-assada
  • Creme de limão
  • Chantilly
  • Raspas da casca do limão


1. Espalhe o creme de limão sobre a massa e alise com uma espátula.
2. Decore com chantilly e as raspas da casca do limão.
3. Leve à geladeira até a hora de servir.
4. Coma \o/.





Não me lembro exatamente quantas tortinhas a massa rendeu, mas ai depende também do tamanho da forminha. Se for a forma grande, acredito que dê para assar duas massas baixas ou uma mais altinha.


No momento em que eu escrevia isso, fui pesquisar no Google se era Limão "Taiti" ou "Tahiti" e descobri duas coisas:

1. Tanto faz.
2. Que esse limão verdinho que a gente chama de limão NÃO É UM LIMÃO DE VERDADE!!! 

Se como eu, você também ficou "Como assim? Minha vida é uma mentira T^T" saiba que o único limão "de verdade" é aquele amarelinho, que conhecemos como Limão Siciliano, e que o Limão Taiti (ou Tahiti, tanto faz) é na verdade uma "lima ácida". Vivendo e aprendendo.

Lembra lá no começo do post quando eu disse que tive uma vontade súbita de comer torta de limão e então resolvi fazer? Adivinhem agora o que eu consegui fazer... Eu dei tortinhas para um monte de gente e... Não comi NENHUMA 8D (sim, pode me dar o troféu de idiota do ano, eu sei que mereço xD)... Bom, a Juliana e a Giovana podem dizer se a torta ficou boa. E a Raquel. E meus primos Dudu e Vivi. Minhas cunhadas Mayline e Mirele. Meus irmãos. Até minha vizinha da frente mano... menos eu T^T.

Quem fizer, não se esqueça de vir me contar como ficou! ;D


Fonte: Eletric-Mongoose.deviantart.com


7 comentários:

  1. Tava delicia! Realmente muuuuuuuuuuito boa! Todos piram da torta de limão da lu!

    Chocada pelo lance do limão, minha vida não faz sentido agora T_T

    Adorei as carinhas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda ao clube, minha vida também não faz mais sentido depois disso T^T

      Hahaha, adoro carinhas *-*... meu mor trampo editar, mas valeu a pena *-*

      /feliz porque as pessoas gostaram da torta (já que eu não comi xD)

      Excluir
  2. Você é a unica que tem vontade de comer alguma coisa, faz e todos comem menos você xD (Y) eu te amo mesmo, uHUAHUHAUHAUHAU, sua besta :P ótima receita amor *-* Tem que fazer alguma vez que vim pra cá ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço sim bebe ^^... só tenho que lembrar de levar as forminhas xD~

      É a vida T^T... quando eu lembrei que queria comer já não tinha mais T^T /todoschora xD auhauhauhauha

      Excluir
  3. Eeee Lu! Como assim vc não deixou nenhuma tortinha p vc? Tava mto boa, tanto q minha mãe te quis como filha e meu pai, que só gosta de pudim, adorou.

    Sobre o limãl, imagino a seguinte cena no futuro:

    Juliana e Giovana no mercado. Pai pede para pegarmos limão, uma de nós diz "desculpe, pai. Nesse estabelecimento só tem lima ácida" http://images4.wikia.nocookie.net/__cb20120320232553/glee/images/9/90/Neutral-feel-like-a-sir-clean-l.png

    Mto boa a receita, Lu :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente não deixando nenhuma tortinha pra mim xD
      E nem vou dizer "da próxima vez eu faço só pra mim" porque seria a maior mentira deslavada auhauhauha xD


      Consigo imaginar isso perfeitamente 8D

      As imagens ficaram boas? Eu esqueci completamente de fotografar a "montagem" da torta /frustradíssima x____x

      Excluir
    2. Ficaram ótimas! Passei do "ownn que bonitinho" ao "OMG, POBRE OVO" ou "POBRE LIMA ÁCIDA" algumas vezes, mas ok. Adorei as carinhas e os balõezinhos de diálogo.

      Também gosto do fato de você deixas as pontas da foto arredondadas, ficam legais :)

      uma coisa que deixa sua resenha bacana é que, além de explicar as etapas de forma "geral", você também dá umas dicas empíricas, tipo "as pessoas geralmente fazem isso, mas eu gosto mais assim por isso isso e isso". É mto útil para pessoas como eu, zés, para fazer a receita depois, sozinhas XD.

      ps: esse é um

      Excluir

O mundo acabando e você aí, chamando bolinho de cupcake